Dica de Filmes

” Uma Verdade Inconveniente ”

Documentário de Davis Guggenheim ( USA ) 2006

 O ex vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, faz uma análise interessante sobre os problemas que  já nos atingem e que enfretaremos com o aquecimento global, se nada for feito. Argumentos incontestáveis são apresentados e nos mostram que cada um de nós pode fazer algo para contribuir com a preservação do nosso planeta, pois, esta não é uma questão para ecologistas, mas, para pessoas que pretendem garantir uma melhor qualidade de vida para si, para sua família, para sua comunidade. Ou você prefere deixar isso para lá e sofrer as consequências depois ?

” Super Size Me ”           

Documentário de Morgan Spurlock   ( USA ) 2004                               Super

O diretor passa 30 dias comendo no café da manhã, almoço e janta, apenas a junk food do Mc Donalds. Não é preciso dizer o que aconteceu com ele, não é ? Depressão, fadiga, desanimo, são alguns dos inúmeros sintomas que o atingiram.  O interessante do documentário é deixar evidente como nós somos induzidos a consumir lixo, e ao mesmo tempo, nos sentirmos como verdadeiros participantes dessa nossa maravilhosa sociedade moderna, que como o próprio documentário indica, tem a função de criar toneladas de gente doente por todo o mundo, por um punhado de bilhões de dólares… Amo muito tudo isso !!

” Match Point ”

filme de Woody Allen

match-point

  Como protagonista, Chris Wilton abre o filme com este texto: “Um homem disse: “Eu prefiro ter sorte do que ser bom” . As pessoas têm medo de encarar que uma grande parte da vida depende da sorte. É assustador pensar que tanto está fora de suas mãos e não ter qualquer controle. Há momentos, num jogo, quando a bola atinge o topo da rede e por uma fração de segundo ela pode avançar ou retroceder. Com um pouco de sorte ele vai em frente e você ganha. Ou será que não e você perde.

Isto é acompanhado por um disparo de uma bola de tênis que repetidamente atravessa uma rede de uma quadra de tênis, até que finalmente atinge o topo e fica suspensa.

Este filme é fortemente influenciado por Dostoyevsky do romance Crime e Castigo e Chris faz referência diversas vezes a trechos do livro no filme. Adicionalmente, W. Somerset Maugham’s na sua história de 1939, “The Facts of Life”, adaptada ao cinema em 1948, estando em causa um jovem jogador de tênis e a importância da sorte. O forte do filme é mostrar até que ponto pode-se chegar qdo escolhe-se apenas o próprio ” bem estar “, sem levar-se nada mais em conta.

” Edukators ”

filme de Hans Weingartner

filme - Edukators

O filme poderia ser só mais um, que trata de jovens rebelando-se contra o sistema, mas, nas mãos do seu criador Hans Weingartner ele se transforma numa profunda e atual reflexão sobre a nossa sociedade. Recheado de diálogos inteligentes, o roteiro totalmente original e simples, flui com naturalidade e viradas realmente surpreendentes. Jan (Daniel Brühl) e Peter (Stipe Erceg) moram juntos e, secretamente, são os Edukators, dupla revolucionária que invade mansões vazias, mudam de lugar todos os móveis e deixam atrás misteriosos bilhetes, com mensagens como “seus dias de abundância estão contados”.

 A Piscina  – ” Swimming Pool ”

filme de François Ozon

 Swimming Pool                                                                              

Uma escritora de sucesso aceita o convite para ir à casa de campo de seu editor, para concluir seu próximo livro. Porém lá ela encontra a filha dele, por quem sente uma estranha atração. Com Charlotte Rampling e Ludivine Sagnier no elenco.

 

 

” The Corporation ” – de  Mark Achbar, Jennifer Abbott e Joel Bakan

Documentário baseado no livro The Corporation”  The Corporation – the Pathological Pursuit of Profit and Power “. O filme lança questões sobre o desrespeito às normas sociais, manipulação com intenção de gerar altos rendimentos, a filosofia do lucro à qualquer custo praticada pelas grandes corporações, a insensibilidade sobre o sentimento das pessoas.  Agora que o sistema financeiro internacional está em ruinas, pode ser uma boa rever esse documentário e entender o porque disso tudo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: