Superdotados – características

mozart-rotina

Verbal/Lingüística – Capacidade acima da média de empregar palavras efetivamente oralmente (apresentador de TV, orador, político, contador de estórias) ou por escrito (poeta, dramaturgo, jornalista). Um aluno gosta de ler, escrever, contar estórias, brincar com jogos de palavras.

Lógico/Matemática – Habilidade alta de usar raciocínio indutivo e dedutivo, de resolver problemas abstratos, e de entender as relações entre conceitos, idéias, e coisas inter relacionadas. Aplicadas em várias áreas como ciência, estudos sociais.

Visual/Espacial – Capacidade acima da média de formar um modelo mental de um mundo espacial e ser capaz de manobrar e operar utilizando este modelo. Os alunos com inteligência espacial têm a habilidade de perceber com perspicácia: cor, formas, espaço, e as relações que existem entre eles.
Corporal/Cinestésica – Alta capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo inteiro ou partes. Muito utilizada nos esportes e na dança e em ações de coordenação como a de um cirurgião.
Rítmica/Musical – Alto grau de sensibilidade a sons e a habilidade de responder emocionalmente.
Interpessoal – Habilidade acima da média de rapidamente compreender as outras pessoas. Sensibilidade a expressões faciais, voz e gestos. Por exemplo, em um nível simples, essa inteligência é vista em crianças que notam e são sensíveis ao humor dos adultos ao seu redor.
Intrapessoal – Capacidade alta de compreender a si mesmo; ter uma imagem precisa de si mesmo, com capacidade para auto-disciplina, auto-entendimento, e auto-estima.
Naturalista – Habilidade grande de ver padrões complexos no ambiente natural. Observada em alunos que gostam de fazer projetos sobre a natureza.
A Teoria das Inteligênicas Múltiplas foi estabecida pelo filósofo norte-americano Howard Gardner em 1983, no livro Frames of Mind: Theory of multiple intelligences. Segundo Gardner, a pessoa pode ser talentosa em uma dessas inteligências e não apresentar desempenho tão bom em outra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: