Refugiado do Congo prepara alimentos veganos de poder e autotransformação em SP

pitchou

Pitchou Luambo é formado como advogado, em seu país natal, a República Democrática do Congo, o terceiro maior país em extensão do território africano, rico em reservas minerais de diamante, ouro, ferro, urânio e coltan.

O país é dizimado, não pelo conflito étnico tribal entre seu povo, mas, pela constante invasão de países vizinhos, financiados por gigantes multinacionais, interessadas em obter suas riquezas minerais de forma injusta, gerando um conflito armado e muitas matanças, há mais de 20 anos, o que impossibilitou Pitchou de permanecer no seu país.

No Brasil há 6 anos, ele trabalhava no Congo ajudando vítimas de abusos sexuais, em SP trabalhou como operador de empilhadeira, prof de francês, além de ajudar outros refugiados, porém, ao contrário dos que muitos pensam, ele e os refugiados podem oferecer muita cultura, por isso Pitchou coordena o Grupo de Refugiados e Imigrantes sem Teto, que ao invés de ajuda ou pena, querem mesmo é ter uma oportunidade, para mostrar todo o seu valor.

É nesse sentido que Pitchou nos oferece muita criatividade e diferença nos pratos que prepara, no box do Congolinária, que fica dentro de um espaço chamado Quintal de Casa, no Itaim Bibi, em SP.

nhoque

Lá você pode experimentar o Ngombe, nhoque de banana da terra ao molho shimeji, ou o Sambuza, salgado recheado de berinjela, abobrinha, shimeji, shitake ou tomate, ou ainda o Fufu, tipo de polenta africana, feito de farinhas de mandioca e fubá.

fufu

É bacana saber que gente que sofreu muito mais do que a gente, tem essa enorme capacidade de nos ensinar algo, não só no sentido humanitário, mas, como transformar a dificuldade e a dureza, em profunda oportunidade e troca.

Naturalmente você sabe que a energia de quem prepara o alimento é passada para a comida, então, ao saborear este tipo de refeição, ela nos permite compartilhar uma frequência elevada de superação, de crença em si mesmo e de poder interior, bom apetite.

fotos extraídas e matéria livremente adaptada do site:

http://www.hypeness.com.br/2016/10/refugiado-apresenta-os-sabores-veganos-do-congo-em-sao-paulo/”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: