Dificuldade financeira e briga conjugal

psicologo-com-briga-de-casal

Muita gente hoje em dia se encontra em uma situação financeira bastante delicada, ou seja, praticamente quebrados, sem dinheiro para nada, com contas atrasadas, cartões estourados, limites nas alturas, devendo aqui e ali, vendo cada vez mais a pressão e as cobranças aumentarem, totalmente perdidos, enredados num rodamoinho infinito de infortúnios e fracassos.

Frustração e mais frustração em cada passo dado, em cada tentativa de superar o problema, de tentar fazer alguma coisa para sair do buraco, quanto mais se debatem, mais para o fundo do poço vão, como se uma maldição tivesse caído sobre eles, se perguntando a toda hora o que fizeram para merecer tamanho suplício, tamanha desgraça.

E no meio disso tudo, o relacionamento conjugal indo por água abaixo. Mas, se pararmos para observar, e invertermos o foco, veremos que no meio de uma crise financeira infernal o que há na verdade é uma crise conjugal infernal, que levou o casal aquela situação quase que insustentável, e a pergunta que podemos fazer é, por que?

No início do relacionamento tudo corria bem: excitação, novidade, sexo, vontade, leveza, harmonia, conjugada com uma vida financeira fluída, por que se queria estar com o outro, se queria aproveitar a vida com a(o) parceira(o), viajar, sair, passear, amar, crescer, construir de forma intensa, livre, alegre, porém, com o passar do tempo, conforme as situações difíceis foram aparecendo, conforme o lado mais pesado e sombrio de cada um foi se mostrando e conforme isto foi sobrecarregando a relação, a vontade de estar perto, de estar junto, foi dando espaço para o estress, para a raiva, para as cobranças, as brigas, para o desgaste e o afastamento.

Nessa hora, a fluxo de dinheiro na vida do casal se complica, como que por reflexo do próprio fluxo truncado do relacionamento. É neste aspecto que a dificuldade financeira é um espelho de como anda a relação conjugal. Aliado a tudo isso, a falta de comunicação efetiva, que poderia esclarecer os vários entraves, se agrava e torna-se um outro grande empecilho, na resolução dos problemas.

A grande dificuldade que temos de nos expressar corretamente, comunicando ao outro o que realmente nos desagrada na relação, devido à nossa falta de autoconhecimento, devido a total ignorância de nossas qualidades, defeitos, características e limitações, torna muitas vezes, quase que insuportáveis o convívio a dois.

Portanto, da próxima vez que você estiver passando por dificuldades financeiras, procure observar internamente, se antes de estar nesta situação, o seu relacionamento conjugal já não apresentava problemas sérios de rota, de falta de compreensão, paciência e boa vontade. Quem sabe talvez, você tenha uma chance de alterar o curso das coisas, ao mexer na raiz da questão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: